terça-feira, 13 de abril de 2010

O charme do estilo Provençal

Originário do sul da França este estilo clássico virou tendência em vários lugares do mundo

Usar o armário da vovó em um hall ou dar uma nova função para a cômoda de bebê e colocá-la na sala de estar, por exemplo, mostra qual é a identidade do provençal. A ordem deste estilo é rejuvenescer aquele móvel antigo que já não tem mais serventia. Este estilo clássico e romântico teve origem no sul da França, onde o estilo de vida era mais tranqüilo, e acabou virando uma verdadeira tendência que se espalhou por vários países, inclusive no Brasil.
Para o arquiteto de interiores Alexandre Kjellin Vroigp o provençal é um estilo de marcenaria mais trabalhado em que as pessoas reutilizam um móvel e o tornam mais romântico. Segundo ele as cores mais comuns usadas nesse estilo são os tons pastéis, o azul e verde claro e o branco. A pintura é sempre envelhecida. Para Alexandre, na hora de decorar a casa, as pessoas devem mesclar os estilos de decoração sem perder a homogeneidade do todo, característica essencial para que o local fique aconchegante. Alexandre afirma que o ideal é não carregar muito o ambiente, o profissional conta que o estilo provençal tem sido bem procurado na cidade. "O provençal fica muito bacana nas regiões litorâneas e nas serras".


Saiba como deixar o seu móvel com o estilo provençal


Para fazer um móvel com este estilo é simples. O segredo é lixar bem a madeira logo no início. Assim que ela estiver crua, passe uma demão de tinta látex com a cor de sua preferência. A mais usada é o branco, mas se você preferir pode usar o azul, o verde ou o rosa antigo. Passe duas demãos da tinta escolhida. Uma dica interessante é utilizar uma cor na primeira demão e o branco na segunda. O efeito será o branco como a cor principal e nas falhas a cor debaixo aparecerá.
Depois de secar bem a tinta, use uma lixa grossa para retirar um pouco da tinta nos cantos, no meio, e em certas extremidades. Quanto mais lixar, mais o móvel ficará com a aparência de antigo. A lixa fina ajuda a não deixá-lo tão aspero: use-a depois da lixa grossa. O segredo é a imperfeição, faça o menos proporcional possível e mais natural ficará o resultado. Para finalizar, passe um verniz acrílico fosco ou cera incolor para proteger a pintura.

Texto retirado do Jornal Boca de 07/04/2010











Fotos retiradaras do site da Alameda Provence, loja especializada em móveis provençais em Balneário Camboriú-SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário